Curta e Siga


Fraturas de punho são o primeiro alerta da osteoporose







No dia 20 de outubro comemorou-se o Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose. Um alerta para a população, já que a doença é considerada caso saúde pública no universo da população com mais de 50 anos.

A osteoporose é uma doença silenciosa, que provoca o enfraquecimento dos ossos. Mas, como essa redução óssea é imperceptível, sua existência só costuma ser descoberta somente após alguma lesão.Conhecida também como fratura de alerta, a fratura de punho é considerada o tipo mais comum das fraturas de membro superior em casos de queda, seguida pela fratura de quadril, coluna e por último, a fratura de quadril, mais grave de todas. A fratura do rádio distal (ou de punho como é conhecida) é a mais recorrente, por isso a chamamos de alerta, ela é o primeiro indício de que uma investigação de osteoporose deve ser realizada.

As mãos estão envolvidas na maioria das atividades desempenhadas pelo ser humano, sendo um de seus principais instrumentos de trabalho, comprometê-la significa um trauma psicológico e físico, além de econômico. O Ministério da Saúde estima que mais de 30% da população acima dos 65 anos sofra pelo menos uma queda seguida de fratura por ano em decorrência da doença.

Cerca de 60% das quedas ocorrem em casa, durante as atividades diárias e 25% delas são resultantes de "perigos domésticos", como pisos escorregadios, pouca luminosidade e disposição inadequada de móveis. O trajeto quarto-banheiro, principalmente à noite, é considerado o de maior risco para o idoso.Medidas preventivas de quedas que comprometem os membros superiores, principalmente em idosos, associam-se a um adequado tratamento com um médico especialista em cirurgia de mão, priorizando o primeiro atendimento, já que dele depende toda a evolução do caso. O socorro mal conduzido gera graves sequelas ao acidentado, podendo causar incapacidade funcional.
Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Fratura de Mão, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário