Curta e Siga


Fisioterapia ortopédica na Fratura da Mão







Quando um paciente que tenha qualquer tipo de fratura n mão chega na fisioterapia, a primeira coisa que acontece é uma avaliação minuciosa. Quanto mais minuciosa for essa avaliação, verificando todos os movimentos musculares e articulares, melhor vai ser o tratamento para reabilitação.

A fisioterapia ortopédica tem um papel muito importante na recuperação funcional da mão em fraturas. Através dela, serão realizados exercicios para que haja diminuição da dor, melhora da amplitude articular além da realização de movimentos específicos para a região acometida. Portanto, para o fisioterapeuta que atua na ortopedia estar sempre atualizado é importantissimo.

Quando há a possibilidade da fisioterapia começar de forma precoce, os objetivos basicamente a manutenção da força muscular, recuperação de amplitude de movimento, e prevenção de restrição articular. Se houver algum tipo de cirurgia, além da elevação da mão acima da altura do coração, no primeiro dia de pós-operatório, podem ser iniciados precocemente atividades de flexão/extensão dos dedos da mão para estimular a ação de bombeamento dos músculos da mão e assim ajudar a prevenir ou diminuir o edema.

A recuperação do movimento é conseguida por meio de exercícios que envolvem os dedos da mão, pulso e antebraço, em particular devemos insistir em:

  • A pinça entre o polegar e outros dedos (oposição do polegar)
  • Pronação do antebraço (despejar água da garrafa)
  • Supinação do cotovelo (girando a maçaneta da porta).

É importante ressaltar que os exercícios não devem causar dor, talvez no máximo um leve desconforto, o qual deve desaparecer tão logo a atividade seja interrompida. O tratamento agressivo pode lentificar o processo de cicatrização
Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Fratura de Mão, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário