Curta e Siga


Invista na Fisioterapia e recupere sua Fratura no Punho





https://i.ytimg.com/vi/FKG16ANV6mE/maxresdefault.jpg

Quando uma pessoa fratura o punho, sabe que há período de recuperação pela frente. A fratura é caracterizada pelo rompimento da extensão de um osso, ou seja, ele se quebra.  Quando esse osso é fraturado, existe uma grande preocupação em relação a sua calcificação, porque a sua irrigação sanguínea pode ter sido comprometida.

Existem alguns casos onde o osso perfura a pele – trata-se de uma fratura exposta –  algo que requer um tratamento de urgência, com adequada limpeza,  para evitarmos infecção no osso.

Em outros casos pode ocorrer a compressão dos nervos que passam em direção a mão pelos fragmentos ósseos, causando diminuição de sensibilidade na ponta dos dedos.

Na avaliação inicial de uma fratura é importante detectarmos na radiografia se a fratura atinge a articulação. As fraturas intra-articulares merecem uma atenção especial, pois o mínimo degrau entre os fragmentos vai atrapalhar a correta movimentação do punho.

A recuperação das fraturas passam, na grande maioria das vezes, pela Fisioterapia. Porém, há cuidados para serem tomados, como explica a Dra Daniela Souto, fisioterapeuta da Fisioquality: "Uma das coisas que temos que evitar é a necrose avascular, que ocorre pela falta de irrigação sanguínea e prestar atenção para ver se a fratura se consolidará."

O objetivo da Fisioterapia é restaurar a função do punho com boa amplitude de movimento e recuperação da força. O retorno do paciente ao esporte ou à atividade aconteça o mais breve e seguramente possível. O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente.

Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao esporte ou à atividade, não existe um tempo exato, mas quanto antes o médico for consultado, melhor.

O retorno a atividade acontecerá, seguramente, quando o paciente:

• Tiver movimentação do punho ativa, livre e sem dor.

• Tiver recuperado a força, comparada ao outro braço.

• Não apresentar dor durante atividades manuais.

A Fisioterapia, portanto, é parte fundamental da recuperação. Não ache que a fratura se curará sozinha.



Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Fratura de Mão, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário