Curta e Siga


Fraturas de mão em crianças





Tratamento para tendinite - Clínica Progredir - Fisioterapia e Reabilitação  - neurológica, geriátrica, reeducação postural global, aulas de pilates,  ortopédica, respiratória, pediátrica, desportiva 

 

O pico de incidência é observado na adolescência devido à prática esportiva, e até os 3 anos, em consequência de lesões por esmagamento.

Ocorre inchaço, equimose, deformações e lesões abertas. A mão ilesa apresenta uma cascata normal de dedos semifletidos (semiflexionados); uma alteração nessa postura pode indicar lesão.

O tratamento depende fundamentalmente do local da fratura, fisária ou não, e da quantidade do desvio: fraturas com deslocamento mínimo sem desvio rotacional podem ser tratadas com imobilização por 3 a 4 semanas.

Para fraturas das falanges e metacarpais, recomenda-se a imobilização do dedo fraturado com pelo menos um dos dedos adjacentes. Aparelho bráquio-palmar é aceito contanto que haja cooperação. A grande maioria das fraturas de mão em crianças consolida-se sem complicações.

Fraturas do rádio distal

São 3 vezes mais comuns nos meninos. Mais frequentes durante estirão da adolescência. O mecanismo geralmente é a queda. Causam dor na porção distal do antebraço e limitação do movimento do punho e da mão. A deformidade depende do grau de desvio da fratura que pode ser avaliada pela radiografia em ântero-posterior e lateral.As fraturas em crianças e adolescentes evoluem de maneira diferente das que ocorrem em adultos. Dentre os diversos fatores que interferem, alguns já foram bem estudados, como, por exemplo, as características anatômicas do osso nessa faixa etária, seu potencial de crescimento, a correção espontânea de algumas deformidades, a resposta das partes moles às lesões e os princípios básicos que norteiam o tratamento delas.

As características culturais, sociais, profissionais, regionais e do local de atendimento, dentre outras, definem a epidemiologia das fraturas expostas (FE) e ainda merece análise aprofundada para se ter conhecimento completo sobre as fraturas.

Os serviços de referência têm maior possibilidade de atender casos mais complicados do que os hospitais gerais e centros médicos periféricos.

As fraturas das crianças e adolescentes predominam no sexo masculino após os 10 anos de idade.

Os ossos das crianças têm características próprias e que implicam em diferentes manuseios, tais como:

Placa de crescimento: é a área mais resistente que o resto do osso, o crescimento facilita a remodelação pós-fratura. Por outro lado, lesões da placa podem levar a deformidades pelo crescimento assimétrico, caso ela seja lesada;

Presença de maior espessura da cartilagem articular: não vista no raio X, torna-se mais difícil a interpretação da fratura e a avaliação do tamanho do fragmento fraturado;

Periósteo grosso: quando intacto, o desvio das fraturas é menor, consolidação rápida, calo fraturário exuberante;

Relação osso - colágeno maior: aumenta a elasticidade do osso, possibilidade de deformidade plástica dos ossos longos;

Os ligamentos são relativamente mais fortes que o osso, entorses são raros e as avulsões são mais comuns.

Fraturas mais comuns


Fraturas da mão

O tratamento depende do desvio e da idade da criança. Fraturas próximas da linha de crescimento e em baixa idade aceitam desvios maiores pela remodelação proveniente do crescimento. Em um primeiro momento o paciente deve ser imobilizado com tala gessada bráquio-palmar até ser definida a necessidade de redução incruenta ou cruenta (com ou sem sangue), com ou sem a fixação com fios de aço.

Fraturas do antebraço

Causadas por forças indiretas, como queda sobre o braço estendido. Dor, edema, crepitação e deformidade indicam o diagnóstico. Radiografias nas incidências antero-posterior e lateral, sempre incluindo as articulações distal e proximal – punho e cotovelo, para não deixar de reconhecer outras lesões associadas.

O tratamento pode ser desde a simples confecção do gesso bráquio-palmar até redução incruenta ou redução aberta e fixação interna. Na urgência deve ser imobilizado com tala gessada bráquio-palmar.

Fraturas supracondilianas do úmero

Representam 70% das fraturas do cotovelo nas crianças, a idade mais comum é de 6 anos, em consequência de queda com mão espalmada e o cotovelo totalmente estendido em 90% dos casos, com desvio póstero-medial. Quadro clínico de dor, edema e impotência funcional. Imperiosa a avaliação neurológica inicial do membro acometido, sensitiva e motora dos três nervos : radial, mediano e ulnar.

Fratura do fêmur

Criança com antecedente de queda ou trauma, dor, impossibilidade de deambular (andar). Inicialmente, deve-se verificar as condições gerais, importante a pesquisa de espancamento, especialmente nas crianças pequenas.

A grande maioria das fraturas do fêmur são tratadas incruentamente, redução e gesso pelvi-podálico. Nas crianças maiores, acima dos 6 e 7 anos até a adolescência pode ter indicação de redução e fixação com hastes intramedulares.

Função e cuidados com a imobilização

Depois de um trauma ou uma torção podemos ter que utilizar a imobilização. Em especial nos casos em que o trauma resulta em uma fratura. É muito importante contar com a sua colaboração na manutenção da imobilização até o final do tratamento.

O GESSO serve para manter a posição do local afetado em repouso ou na posição de redução. Ele imobiliza uma articulação acima e outra abaixo da área a ser tratada.

Cuidados necessários:

Nas primeiras horas: observar a perfusão periférica e a mobilidade dos dedos, especialmente após reduções de fraturas. Elevar a extremidade imobilizada acima do nível do coração ajuda a melhorar o edema e alivia a dor. Caso não haja melhora da dor ou alterações da sensibilidade, pode ser necessário fender o gesso.

Orientar a família e a criança como proteger o gesso, não quebrá-lo ou deixá-lo molhado. Quando úmido ou molhado perde a capacidade de manter a extremidade na posição adequada e, portanto pode necessitar ser trocado.

Também orientar a criança a não coçar a pele dentro de gesso com objetos pontiagudos, pois podem machucar a pele; e não deixar que coloquem objetos pequenos dentro do gesso por brincadeira.

Por Dra. Patrícia Moraes de Barros Fucs


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Fratura de Mão, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário