Curta e Siga


Fratura de punho e seu tratamento





Dores na Mão - Clínica Senior Gym


O punho é composto de 8 pequenos ossos distribuidos em duas fileiras. Fileira proximal: Escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme e a distal: trapézio, trapezóide capitato e hamato. Dois ossos do ante braço, rádio e ulna.

Sua forma, articulações e disposição permite movimentos de lateralidade, rotação, extensão e flexão.

As frautras da extremidade distal dos ossos do punho são conhecidas de longa data. POUTEAU 1783 e COLLES 1814 já descreveram estas lesões que ainda hoje um tipo de fratura do punho leva o nome de fratura de Pouteau-Colles.

No diagnóstico a primeira coisa a ser feita é se a fratura é deslocada ou não. Em casos de deformidade haverá necessidade de um procedimento de urgência - REDUÇÃO, que consiste em aplicar um tipo de anestesia, e colocar os ossos na sua posição de origem - reduzir. Nesse primeiro diagnóstico, o especilista diferencia também entre as fraturas estáveis, as que mesmo deslocadas, reduzidas e imobilizadas não mudarão de comportamento durante o período de consolidação de 3 a 9 semanas dependendo da fratura a REDUÇÃO e IMOBILIZAÇÃO é o tratamento.

Outras, deslocadas ou não são por natureza instáveis que necessitam além da REDUÇÃO, nas fraturas deslocadas, FIXAÇÃO - com vários materiais.

O tempo de imobilização depende do tratamento realizado e da fratura. A tendência é o emprego de material cada vez mais rígidos para uma mobilização precoce o que diminui os riscos das complicações mais comuns nas fraturas, a rigidez.


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Fratura de Mão, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário