Curta e Siga


Sindrome do compartimento em fraturas





Complicação grave do traumatismo dos membros é a síndrome de compartimento. Um compartimento é delimitado pelo osso e a fáscia que nele se insere. A perna e o antebraço são os mais afetados. A perna possui 4 compartimentos bem definidos: o anterior, lateral, posterior profundo e posterior superficial. O antebraço possui o compartimento anterior e o posterior.

No interior de um compartimento existem músculos, tendões, arérias e nervos. Sendo inelástico, o aumento da pressão no interior do compartimento, leva à um sofrimento vascular da extremidade, da musculatura local, e dos nervos da região.

As principais causa de um aumento da pressão no compartimento, são o edema muscular e a hemorragia decorrentes da fratura.

Com o aumento da pressão intracompartimental , os sinais clínicos são os mais importantes, e entre eles, o principal é a dor. Outros sinais são diminuição da perfusão, parestesia, domnuição do pulso e anestesia do membro. Contudo, esses sinais são mais tardios, quando a síndrome já está definitivamente instalada.

As fraturas da tíbia e as fraturas do cotovelo em crianças são os eventos inicias mais comuns. Quando o antebraço da criança é afetado como decorrente de uma fratura da região do cotovelo( fratura supracondileana de úmero) é denominada contratura isquêmica de Volkmann.

O tratamento da síndrome é sempre cirúrgico com a abertura da fáscia, a chamada fasciotomia. Sempre que desconfiarmos clinicamente da presença de uma síndrome compartimental (principalmente pela dor intensa), o procedimento deve ser realizado

Existe um método simples para medir a pressão intracompartimental, chamado de Whitesides. Quando a diferença entre a pressão arterial diastólica do paciente e a pressão intracompartimental for menor do que 30mmHg, está indicado também a fasciotomia. Este método é útil em pacientes inconscientes que não podem nos avisar do principal sintoma da síndrome: a dor!
Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Fratura de Mão, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário