Curta e Siga


Cirurgia de mão é uma especialidade





A mão é um orgão sensitivo e motor que apresenta grande complexidade de função. O membro superior atua em função da mão que é posicionado para as atividades laborativas e de lazer.

Podemos dizer que a origem da mão é no hemisfério cerebral contralateral. Sua inervação origina-se no plexo braquial nas raizes da C5 a T1.

Para a formação do Cirurgião de Mão é necessário conhecimento profundo da fisiologia deste complexo orgão sensitivo e motor que é a mão e que transcedem o aprendizado do Curso Médico. A especialidade Cirurgia da Mão nasceu com os resultados insatisfatórios do tratamento cirúrgico das frequentes lesões dos tendões flexores, resultando na denominação incorreta da especialidade como Cirurgia da Mão. Este nome não reflete a extensão e complexidade desta especialidade, tanto que várias Sociedades Científicas modificaram a denominação inicial para Cirurgia da Mão e Membro Superior. Esta denominação é mais fidedigna pois, o membro superior funciona como uma unidade integrada com o objetivo de posicionar a mão em condições de exercer sua função sensitiva e motora. Não se deve confundir uma articulação por mais complexa, com um órgão sensitivo-motor, como a mão.

No passado para o tratamento das lesões complexas da mão era necessário a participação de vários especialistas. A necessidade de um especialista que pudesse tratar os grandes traumas do membro superior surgiram com as grandes Guerras Mundiais, pois a as lesões com explosivos necessitavam de grandes reconstruções com a participação de Cirurgiões, Ortopedistas, Cirurgiões Plásticos e Neurocirurgiões. Neste contexto surgiu e se desenvolveram os cirurgiões preocupados em reestabelecer a função da mão, permitindo a reintegração destes traumatizados à sociedade.

A filosofia para o tratamento das patologias e traumatismos da mão é restabelecer sua função, ou seja, proporcionar movimentos básicos como flexo-extensão, assim como movimentos complexos como a oponência do polegar. Os movimentos devem ser sincronizados e consecutivos entre as 31 articulações que compõem o punho e mão. Aliado ao movimento é fundamental a atividade sensitiva da mão, que a transforma nos olhos do cego,permitindo que os deficientes visuais enxergem através das mão , para isto, é necessário a preservação dos receptores altamente diferenciados ao nível das polpas digitais. Para estas funções é fundamental a qualidade da cobertura cutânea ao nível do membro superior e, particularmente no punho e mão. Esta necessidade proporcionou o desenvolvimento de um capítulo importante na Cirurgia da Mão, da cobertura cutânea, com a incorporação das técnicas microcirúrgicas para a realização dos retalhos locais e à distância. Nos ultimos 10 anos mais de 15 retalhos microcirúrgicos foram descritos pelos cirurgiões de mão, que permitiram grandes avanços na qualidade de reabilitação dos pacientes portadores de patologias desta região.

Para a formação do Cirurgião de Mão é necessária uma formação diferenciada que não é possível em nenhuma das especialidades existentes. Como comprovação deste fato destacamos a necessidade do residente em Cirurgia Plástica realizar estágio de pelo menos 1 mes em um Serviço de Ensino e Treinamento em Cirurgia da Mão. Também nos principais Hospitais Universitários do país, o residente de Ortopedia e Traumatologia também realiza estágio nos setores de Cirurgia da Mão dos respectivos Serviços de Ensino e Treinamento.

Para a formação do especialista é fundamental o perfeito conhecimento dos nervos periféricos, a partir do plexo braquial, sua anatomia topográfica , fisiologia, técnicas microcirúrgicas e reabilitação; domínio das funções e fisiologia das estruturas musculares, tendíneas, ligamentares, articulares e ósseas que através da sua integração são responsáveis pelos movimentos da mão;cobertura cutânea fundamental para integração da sensibilidade e motricidade, onde existem peculiariedades que não observamos em outras regiões, microcirurgia aplicada às lesões do plexo braquial, nervos periféricos, retalhos microcirúrgicos e reimplantes de membros.

Fonte


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Fratura de Mão, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário