Curta e Siga


Pseudo artrose de escafóide






O osso escafóide é um dos 8 ossos do punho, chamados ossos do carpo, que são distribuídas em duas fileiras. Uma próxima dos ossos do ante braço - fileira proximal e a outra distal. O escafóide é o único osso a participar das duas fileiras, por isso sua particularidade.
É a fratura mais comum dos ossos do punho.

Ela pode ocorrer com uma queda com a mão aberta. Muitas vezes o sintoma inicial é apenas dor e num Rx de urgência, mesmo de boa qualidade, a fratura não aparece. Com a continuação da dor e em radiografias com desvio ulnar e radial, a fratura aparece. É comum pessoas apresentarem uma fratura do escafóide, fazer um Rx que não mostra a fratura e somente meses ou anos depois, em caso de outro traumatismo ou dor "idiopática" no punho, ser diagnósticada. Como a fratura não se consolidou, se transformou em uma  "Pseudo Artrose".

Os principais sintomas de pseudoartrose de escafóide  são dor na tabaqueira anatômica e aos movimentos de flexão e extensão. As vezes na primeira consulta, mesmo com Rx de boa qualidade a fratura pode não aparecer. É necessário muito cuidado em todo traumatismo com a mão aberta. Em casos de dúvida, uma Tomografia Computadorizada ou Ressonãnica nuclear magnética é realizada num período de 15 dias, o que confirma o diagnóstico.

O tratamento de uma fratura simples sem desvio - pode ser tratada com aparelho gessado ante braquio palmar (da metade do braço até a mão) em torno de 6 (seis) semanas e mais 3 semanas com uma luva. A razão de todo esse tempo de imobilização se deve que a vascularização do escafóide é deficitária, necessitando mais de tempo do que outras fraturas para consolidar. Fixação per cutânea com parafuso canulado auto compressivo em titânio. Normalmente essa cirurgia é realizada sem incisão e a passagem do fio guia e do parafuso é controlado com um intensificador de imagem.

Mesmo uma fratura do escafóide, tratada convenientemente, pode evoluir para uma PSEUDO ARTROSE. Por falta de consolidação, as duas extremidades de uma fratura absorvem-se, arredondam-se e produzem um movimento anormal, assemelhando-se a uma articulação, daí o nome PSEUDO ARTROSE, ou seja, uma articulação falsa. O seu tratamento necessita de outras táticas como enxerto ósseo vascularizado ou não, e outros procedimentos no punho: Ressecção da primeira fileira do carpo, artroscopias e artrodeses (juntar duas articulações) parciais ou total e prótese.

Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Fratura de Mão, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

2 comentários

Debora Castellano disse...

A pseudoartrose de escafoide pode ser tratada de forma nao invasiva (sem cirurgia) atraves de um aparelho que emite ondas eletromagneticas pulsateis que estimulam a osteogenese no local da fratura. Saiba mais acessando o site: www.estimulacaoossea.com.br

wilson disse...

Boa tarde, sofri um acidente e fraturei o escafoide com um leve desvio. O medico marcou uma cirurgia para uma semana depois. O plano de saude nao autorizou, pois o medico relatou que havia pseudoartrose. É possivel esse diagnostico, haja vista que a fatura aconteceu 5dias antes?