Curta e Siga


Anatomia da mão






A mão é o segmento mais especializado do aparelho locomotor, sendo estrutura de grande sensibilidade,  enorme motricidade, aliadas a uma força considerável. Se o membro inferior aproxima ou afasta o indivíduo de um objeto, o membro superior aproxima ou afasta o objeto do indivíduo, ação que demanda precisão e eficiência de movimentos. A mão dá terminalidade ao membro superior. Sua anatomia é toda voltada para a realização de suas funções, concentrando muitas estruturas importantes em um pequeno espaço. 

A pele do dorso da mão é fina e elástica para alongar-se quando a mão se fecha ou se faz a flexão do punho. Entretanto, na face palmar ela é completamente diferente. É formada por um coxim gorduroso que se assenta sobre a aponeurose palmar e tem a função de acolchoar e proteger estruturas mais profundas, O revestimento cutâneo palmar forma rugosidades (dermatóglifos) que têm função antiderrapante. 

As pregas palmares são reforços de inserção da pele e contribuem para aumentar o grau de flexão das articulações. Há duas saliências dos coxins correspondendo às eminências tênar (do lado do polegar) e hipotênar (do lado do 5° dedo). 

O punho é formado pela articulação radiocarpiana que se compõe pela epífise distal do rádio e ulna (articulação rádio-ulnar distal) e os ossos da primeira fileira do carpo  escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme). A segunda fileira é formada pelo trapézio, trapezóide, capitato e unciforme. O metacarpo é formado pelos ossos metacarpianos  que se articulam com as falanges dos dedos (2 no polegar e 3 nos demais dedos). A musculatura da mão é intrínseca quando se origina e insere na própria mão: interósseos dorsais, palmares, lumbricais e musculatura da eminência tênar e hipotênar. A musculatura extrínseca origina-se no braço/ antebraço e insere-se na mão por meio de tendões:

• flexor radial do carpo: origina-se do epicôndilo mediale se insere no trapézio e metacarpianos. Realiza a flexão do punho e auxilia na abdução da mão.
• flexor ulnar do carpo: origina-se, do epicôndilo medial e se insere no pisiforme. Realiza a flexão do punho e auxilia na adução da mão.
• flexor superficial dos dedos: origina-se, principalmente, do epicôndilo medial, divide-se em quatro tendões que se inserem na falange média (2° ao 5° dedos). Realiza a flexão das articulações interfalangeana proximal e metacarpofalangeanas e auxilia na flexão do punho.
• flexor profundo dos dedos: origina-se do terço proximal da ulna, divide-se em quatro tendões que se inserem nas falanges distais (2° ao 5° dedos). Realiza a flexão das falanges distais e auxilia na flexão do punho.
• flexor longo do polegar: origina-se da região proximal do rádio e insere-se na base da falange distal do polegar. Realiza a flexão das falanges do polegar.
• extensores radiais curto e longo do carpo: originamse da região do epicôndilo lateral do úmero. Inserem-se na base do 2° e 3° ossos metacarpianos e
têm ação na extensão e abdução do punho.
• extensor ulnar do carpo: origina-se do epicôndilo lateral e se insere na base do 5° osso metacarpiano. Realiza extensão e adução do punho.
• extensor dos dedos: origina-se do epicôndilo lateral do úmero, divide-se em quatro tendões que se dirigem do 2° ao 5° dedos, com inserção na base da falange distal. Realiza extensão dos dedos (o 1° e  5° têm extensores próprios adicionais).
• abdutor longo do polegar: origina-se da superfície posterior da diáfise da ulna e insere-se no 1° osso metacarpiano e trapézio. Realiza abdução e auxilia na extensão do polegar. 
• extensor curto do polegar: origina-se do terço proximal do rádio e membrana interóssea e inserese na base da falange proximal do polegar, realizando sua extensão.
• extensor longo do polegar: origina-se do terço médio da ulna e se insere na base da falange distal do polegar. Realiza extensão das falanges do polegar, adução e rotação lateral do polegar. 

Os tendões flexores atravessam um canal osteofibroso que se inicia na cabeça dos metatarsianos e termina na base da falange distal. Em algumas regiões, o canal sofre o reforço de polias cuja função é manter os tendões junto do esqueleto, evitando seu deslocamento durante a flexo-extensão do dedo. Este detalhe anatômico é muito importante pois lesões tendinosas neste canal representam dificuldades adicionais de reparo e reconstrução. 

A movimentação da mão compõe-se de: 
• punho: flexão dorsal e palmar, abdução (ou desvio radial) e adução (ou desvio ulnar).
• dedos: flexão e extensão das articulações metacarpofalangeanas e interfalangeanas. Adução (os dedos se aproximam) abdução (os dedos se afastam).
O polegar tem todos estes movimentos e mais a oponência que é uma combinação de movimentos que o torna capaz de tocar a polpa digital de todos os outros dedos, fazendo uma pinça. 

A anatomia não é simplista como aqui foi colocada. Há muitos detalhes importantes e, freqüentemente, os tendões relacionam-se entre si, anatômica e funcionalmente. Para maiores detalhes, consultar textos especializados.

Em breve colocarei um texto aqui sobre inervação da mão e testes especiais

Você já acessou hoje o blog Fraturas de Mão?

Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Fratura de Mão, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Um comentário

Anônimo disse...

cade as fotos????????????