Curta e Siga


Tratamento de fratura é simplificado





Uma "costura" com fio de aço maleável está substituindo com vantagens o emprego de placas de metal e parafusos no tratamento de fraturas nas mãos. A técnica, desenvolvida pelos médicos Wilson Modesto de Oliveira Júnior e Sérgio Brandi, de Sorocaba, interior de São Paulo, é considerada menos invasiva e custa dez vezes menos do que o tratamento convencional. O procedimento, conhecido como "cerclagem", foi considerado inovador durante apresentação no 1º Congresso Luso-Espanhol de Cirurgia da Mão, realizado na semana passada em Portugal. Segundo Brandi, o fio de aço maleável já era utilizado com bons resultados em fraturas de ossos da face e da coluna. Ele conta que Oliveira Júnior, especialista em traumas de mão, teve a idéia de empregá-lo também nos casos de fraturas de falanges e metacarpos, pequenos ossos que formam a mão humana.

Leia também:

Nas fraturas de mão, a simples imobilização, como ocorre em outras fraturas de membros, não apresenta resultados positivos, daí a necessidade da fixação das partes a serem soldadas naturalmente. Na mesma abertura feita para fixar o pino, é colocado o fio que será amarrado na outra parte do osso lesionado.

A técnica foi adotada pelo setor de ortopedia da Santa Casa de Sorocaba, onde Oliveira Júnior e Brandi atuam. O hospital atende principalmente a casos de acidentes de trabalho, envolvendo operários da construção civil e funcionários de indústrias que operam máquinas. Nos últimos três anos, 60 pacientes foram submetidos a cirurgias com o emprego da cerclagem e o índice de resposta positiva ao tratamento foi considerado muito bom.

Além do custo, que favorece o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o aspecto mais positivo é que o tratamento se torna menos invasivo. "É uma técnica mais simples, que funciona muito bem e pode ser aplicada na maioria dos casos", diz Brandi. O implante de fio maleável, que substitui pinos e placas de metal, tem menos volume e causa danos menores aos tecidos.

A técnica é completada com a mobilização da mão por um período de duas a três semanas. A recuperação dos movimentos é mais rápida. Brandi ressalta que ele e seu colega - que ainda não retornou de Portugal - esperaram a consolidação dos resultados para divulgar a técnica. "Hoje se discute o custo elevado, quase proibitivo, da medicina cirúrgica, por isso achamos importante oferecer essa alternativa", explica. No congresso, a cerclagem de mão foi apresentada durante aula dirigida a especialistas de todo o mundo. A técnica será agora divulgada em revistas científicas.


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Fratura de Mão, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário